03 Estande da Empaer fez sucesso na Festa do Pequi de Pontal do Araguaia.mp3 |
Foto da manchete: Assessoria da Empaer
Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
Com a visitação de um público diversificado, entre produtores, moradores, jovens, crianças e autoridades, o estande da Empaer foi um dos atrativos da terceira edição da Festa do Pequi, que terminou no último fim de semana, em Pontal do Araguaia.
No espaço, foi feita pela equipe do escritório local da Empaer a demonstração de cultivo de hortaliças em sistema hidropônico, além da irrigação automatizada para hortas, jardins e pomares.
Também foram ensinadas técnicas de como produzir adubos orgânicos caseiros.
O técnico da Empaer e coordenador, Jeyson Lazaro Duque Albino, destacou que na oportunidade foi tratado sobre a importância da conservação do solo para uma produção agrícola mais sustentável.
Ele explicou que foi realizada simulação da ação da chuva em ambiente desprotegidos e bem manejados e a quantidade que a água da chuva leva para dentro de mananciais nesses casos.
Albino disse ainda que foram expostas variedades de adubos verdes como a crotalária, feijão guandu e feijão de porco que são alternativas interessantes para a melhoria da qualidade do solo por serem ricos em nitrogênio em sua composição.
Os participantes também puderam conhecer mudas de pequi sem espinho enxertadas e entender mais sobre o processo de enxertia.
Já o prefeito Adelcino Lopo, que visitou o estande da Empaer, o festival é um evento que celebra a cultura e promove a riqueza dos sabores locais.
O município também se prepara para instalar a primeira indústria voltada à produção de derivados do pequi.
De acordo com o prefeito, a primeira agroindústria do município vai extrair óleo do pequi, do baru.
Além do óleo, vai extrair o álcool da casca e vai gerar emprego e renda para nosso município.
A Festa do Pequi está na sua terceira edição, e este ano durou quatro dias. No evento foram distribuídos dois mil quilos de frutos para a comunidade, teve show locais e nacionais, competição de quem “roer“ mais pequi em menor tempo; maior caroço e maior fruto e competições de atletismo e ciclismo.
Destaque foi para a competição de maior fruto do festival, quando o ganhador registrou na balança dois quilos e duzentos gramas.