Está em vigor o vazio sanitário do algodão nas duas regiões de Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Já está em vigor em Mato Grosso o período do vazio sanitário do algodão, de acordo com Instrução Normativa elaborada em conjunto entre o Indea, Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso, e a Sedec, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.

Para aplicação dessa medida fitossanitária, Mato Grosso foi dividido em duas grandes regiões.

Região I, que vai do Sul até o Vale do Araguaia, quando o vazio sanitário do algodão começou no dia primeiro de outubro e segue até 30 de novembro.

Já na região II, Norte e Oeste, a medida vai vigorar entre 15 de outubro a 14 de dezembro.

O vazio sanitário do algodão na região I, abrange 87 cidades, em que está proibida a manutenção de plantas de algodão com risco fitossanitário, para evitar que haja a proliferação do bicudo-do-algodoeiro, principal inseto que afeta as plantações da cultura e consequentemente das demais pragas.

A partir da segunda quinzena deste mês, os 54 municípios da região II deverão também, obrigatoriamente, cumprir o vazio sanitário do algodão.

Nesse período de vazio sanitário do algodão, o Indea vai realizar fiscalizações em propriedades produtoras de algodão do Estado, verificando o cumprimento da medida fitossanitária.

Ano passado, na safra de 2021/2022, o Indea realizou mil 393 fiscalizações.

O produtor mato-grossense que descumprir o vazio sanitário do algodão pode ser multado.

De acordo com os dados cadastrados junto ao Indea na safra 2022/2023, em Mato Grosso registrou o cultivo de algodão em 802 propriedades.