Especialista alerta para aumento de doenças respiratórias que atingem crianças e idosos no inverno

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Davidyson Damasceno/Iges-DF

Por: Jurandir Antônio – Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

 

A chegada do inverno no Brasil, oficialmente em 21 de junho, traz consigo o aumento das doenças respiratórias, representando um desafio para a saúde da população.

Entre as doenças mais comuns nessa época do ano, destacam-se a bronquiolite, a pneumonia, a asma, a gripe e o resfriado comum.

As crianças e os idosos são os grupos mais vulneráveis, sendo necessário redobrar os cuidados com essas faixas etárias.

A pediatra do Hospital e Maternidade Femina de Cuiabá,  Miriane Rondon, fez algumas recomendações essenciais aos pais e responsáveis para prevenir essas doenças respiratórias nas crianças.

Ela destaca a importância de evitar aglomerações em locais fechados, manter os ambientes arejados, não levar criança com sintomas de alguma enfermidade para a escola e manter a caderneta de vacinação da criança em dia.

Outras orientações fornecidas pela especialista são a lavagem nasal na criança, a umidificação dos ambientes, além de manter uma rotina de lavagem frequente das mãos.

Uma vez que a criança se encontre com alguma enfermidade, a médica alerta para a possibilidade de complicações decorrentes desses quadros infecciosos, como infecções bacterianas, a exemplo de pneumonias, sinusites e otites.

A médica lembra que coriza e tosse são muito comuns, mas os pais devem se preocupar quando a febre passa de três dias, quando a criança tem desconforto e dificuldade para respirar, são sinais em que os pais devem procurar o Pronto Atendimento o quanto antes.