| O que diz a legislação sobre discriminação de pessoas LGBT’s no ambiente de trabalho-.mp3 |
Foto da manchete: Marcelo Camargo | Agência Brasil
Por Zequias Nobre | TRT FM – Cuiabá
Texto do áudio:
São frequentes a discriminação e o preconceito praticados contra pessoas LGBTQIA+, também no ambiente de trabalho.
O diretor de marketing da Umanos Editora e do Grupo Livremente, Néliton Góis, conta um episódio vivido por ele. Vamos ouvir.
Sonora: Néliton Góis
Situações como essa estão presentes no dia a dia rotineiramente e as vezes passam até despercebidas. Para Néliton, elas se repetiram diversas vezes. Mas assim como há quem compactue com essa atitude, há ainda quem não concorde e pense diferente.
Sonora: Néliton Góis
Discriminação é crime e lutar por uma sociedade mais justa e inclusiva é dever de todos. O juiz Plínio Podolan, da Vara do Trabalho de Jaciara, explica que o Supremo Tribunal Federal equiparou os atos de transfobia ao racismo, que é um crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão.
O magistrado também fala sobre os riscos que empresas e empregadores correm ao permitir situações discriminatórias no ambiente de trabalho. Vamos ouvir
Sonora: juiz Plínio Podolan
E o que as empresas podem fazer para criar um ambiente mais inclusivo? O magistrado afirma que são muitas as ações. Mas ele destaca algumas, as quais considera as mais importantes. Vamos ouvir!
Sonora: juiz Plínio Podolan
Além disso tudo, o magistrado destaca que, sem dúvida alguma, a empresa não deve se furtar da sua obrigação de punir, seja com advertência ou outro meio mais adequado, como a aplicação de pena de justa causa, quando algum funcionário seu comete ato de discriminação no ambiente de trabalho.