Entregadores por aplicativo de Cuiabá e Várzea Grande aderem greve nacional da categoria

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Entregadores de aplicativos de Cuiabá e Várzea Grande iniciaram nesta segunda-feira a paralisação de dois dias organizada pela Aliança Nacional dos Entregadores de Aplicativos.

O movimento, que termina nesta terça-feira, tem como principais reivindicações o reajuste nas taxas de entrega e a melhoria das condições de trabalho para os profissionais das plataformas.

Entre as principais reivindicações estão a exigência de uma taxa mínima de 10 reais por entrega, o aumento do valor por quilômetro rodado de um real e 50 centavos para dois reais e 50 centavos, a limitação do raio de atuação das bicicletas a três quilômetros.

Além disso, reivindicam o fim da coleta dupla, prática que obriga os entregadores a atender dois pedidos em um mesmo trajeto, e a criação de pontos de apoio para descanso e alimentação, algo que já existe em outros estados.

A mobilização começou com um ato na UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá, e depois uma motociata pelas principais avenidas da capital.   

Embora o número exato de profissionais que aderiram ao protesto não tenha sido divulgado, espera-se que as entregas sejam afetadas durante os dois dias de paralisação, com possíveis desfalques nos serviços prestados pelas plataformas de delivery.