Encontro em Sinop vai debater desenvolvimento econômico e produção sustentável em cidades amazônicas

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Gilberto Leite

Por: Jurandir Antônio – Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

 

A Adufmat, Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso, e o Coletivo Territórios Amazônicos MT realizam nos dias 29 e 30, de junho, nesta quinta e sexta-feira, o Seminário: "Dos povos originários às cidades amazônicas: saúde e segurança alimentar". 

Segundo a professora Rafaella Arantes, da comissão organizadora do evento, o objetivo do seminário é analisar e propor alternativas ao modelo de desenvolvimento econômico vigente.

Rafaella explicou que no encontro serão avaliados ainda os desafios impostos pela crise climática, a preservação ambiental, a exclusão social, além do resgate da história dos povos originários da região, incluindo ao máximo a enorme diversidade cultural existente.

O Coletivo é formado por professores, pesquisadores, estudantes entre outros, que se uniram para trabalhar a temática em Sinop e região, onde começa o bioma amazônico.

De acordo com a professora, a proposta deste primeiro evento é trazer a ampla diversidade de povos, pessoas, formas de produção, que existem nos territórios amazônicos.

A professora Rafaella disse ainda que a produção do agronegócio no Estado, como a soja, milho e algodão apresentam vantagens para a população, mas também alguns impactos negativos, que serão temas do Seminário. 

O evento é gratuito, aberto e com certificado, será presencial, no Campus da UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso de Sinop, e com transmissão no Youtube, entre sete meia da manhã e sete horas da noite.

Para mais informações sobre o Seminário e fazer inscrição, acesse o site www.ufmt.br/noticias/evento