Empreendedores do setor já emitiram mais de oito mil Guias Florestais no novo Sisflora

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria

Por: Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Após a implantação do novo Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais, o Sisflora 2.0, em maio deste ano, empreendedores do setor já emitiram oito mil 542 Guias Florestais.

O documento é utilizado para transporte, estocagem ou armazenamento de produtos e subprodutos florestais.

Entre os produtos que devem utilizar obrigatoriamente a Guia Florestal estão toras, carvão, mourões de cerca, madeiras serradas, brutas ou beneficiadas e demais produtos oriundos de extrativismo.

O sistema já está funcionando com a rastreabilidade integral do estoque de madeira para mil 707 empreendimentos migrados e validados, e novas 162 empresas começaram a utilizar o sistema estadual.

Para utilizar o sistema, é necessário ter feito o recadastramento do empreendimento e ele já ter sido analisado pela equipe da Sema.

Segundo a secretária Adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos, Lilian Ferreira dos Santos, a preocupação da Sema é fomentar o manejo florestal, que é a retirada de toras selecionadas, rastreáveis, gerando emprego e renda ao setor florestal e conservando a floresta em pé.

Todos os empreendimentos devem enviar o requerimento individual de renovação para que o saldo de madeira seja migrado do sistema anterior, Sisflora 1.0, para o novo Sisflora.

Mais de mil 500 empreendimentos madeireiros não realizaram o requerimento de renovação e cerca de 600 possuem pendências na renovação do cadastro.