Empaer discute estratégias para fortalecer o cultivo da banana da terra em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Da redação

Mais de 350 pessoas, entre produtores rurais, técnicos agropecuários, estudantes e pesquisadores participaram da visita técnica sobre o cultivo da bananeira tipo Terra, no Centro Regional de Pesquisa e Transferência de Tecnologia da Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, em Cáceres.

Foram apresentados 13 genótipos de banana da terra, trabalho de pesquisa em parceria com a Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Durante o evento, o empresário Edilson Antônio de Oliveira, proprietário de uma distribuidora de banana que atende Cuiabá e Várzea Grande, contou que nos meses de agosto a dezembro compra mil caixas de banana da terra por semana, de vários Estados do Brasil.

Oliveira incentivou os produtores a cultivar a fruta, que tem mercado. “Comercializo o produto há 10 anos, e posso afirmar que o produtor pode plantar banana da terra que venderá tudo”, salienta.

O presidente da Empaer, Renaldo Loffi, explicou que o objetivo do Centro é apresentar resultados de pesquisas e tecnologias voltadas para os produtores rurais. E destacou as parcerias, em especial com a Embrapa, no cultivo de 13 genótipos de banana promissores para o Estado de Mato Grosso.

“O nosso trabalho é levar ao produtor rural conhecimento e tecnologia para diversificar e melhorar a sua produção, promovendo o desenvolvimento sustentável da propriedade rural”, destacou Loffi.

Durante a visita, os participantes do evento acompanharam palestras abordando “o controle biológico de baixo custo das pragas e doenças da bananeira”, sobre “o cultivo adensado da bananeira “Farta Velhaco”, e ainda o “controle biológico da broca da bananeira”, “o controle da Sigatoka Negra”, e por fim, a “situação do mercado de banana da terra em Mato Grosso”.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.