Empaer acelera produção e prevê vender cerca de um milhão de alevinos este ano

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Empaer/MT

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio

 

A produção de alevinos está a todo vapor na Estação de Piscicultura da Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, que fica no município de Nossa Senhora do Livramento.

Em 2023, foram produzidos 302 mil alevinos, comercializados para recria e engorda em cativeiro por agricultores familiares.

O local contou com investimentos e a estimativa é aumentar a produção neste ano e atingir um milhão de alevinos. 

O técnico da Empaer e engenheiro agrônomo, Darwin Correa de Moraes, afirmou que as condições para a produção são favoráveis, mesmo com a falta de chuvas.

A previsão é de que entre 40 e 70 dias comece a venda dos alevinos aos produtores cadastrados.

Durante a entrega dos alevinos são repassadas orientações aos piscicultores desde os cuidados com a soltura nos tanques ou represas até o abate.

Para o especialista e referência em piscicultura, Antônio Claudino, entre os cuidados que devem ser adotados no momento da soltura do peixe na água é a verificação da temperatura para a climatização dos alevinos, ajustando as mudanças com cuidado.

Em um período de aproximadamente 45 a 60 dias, após a reprodução, podem ser retirados alevinos medindo de três cinco centímetros, considerados prontos para a comercialização.

A Estação tem capacidade de produzir um milhão de alevinos, mas depende de vários fatores como o clima.

Ela possui 27 tanques que estão sendo usados para as matrizes e alojar as larvas e alevinos.

Ele reforçou a necessidade da produção de ração em pequena escala para atender a demanda de piscicultura familiar, onde pode ser usado até sobras de culturas não comercializadas.