| Emendas parlamentares da bancada federal podem garantir 20 milhões para a Santa Casa de Rondonópolis.mp3 |
Jurandir Antonio - Da redação
Ainda este ano, a Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis, que passa por uma situação financeira complicada, deverá receber 20 milhões de reais de uma emenda coletiva destinada pela bancada federal de Mato Grosso.
O dinheiro é fruto de uma articulação dos deputados estaduais, Delegado Claudinei, do PSL, Ondanir Bortolini, o Nininho, o PSD, Elizeu Nascimento e Ulysses Moraes, ambos da Democracia Cristã, com os parlamentares federais. No encontro eles discutiram emendas para Saúde, Agricultura Familiar, Segurança Pública e Educação.
“Estivemos em uma reunião com a bancada federal, em Brasília, e ficamos entusiasmados com o resultado, pois além dos 10 milhões reais que o deputado federal José Medeiros, do Podemos, destinou à Santa Casa de Rondonópolis, a bancada federal praticamente bateu o martelo e afirmou que vai destinar outros 10 milhões. Então, esse aporte financeiro de 20 milhões pode sair ainda este ano”, explicou o deputado Delegado Claudinei.
A reunião contou ainda com a participação de representantes de entidades que apoiam o movimento em defesa da Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis.
Odílio Balbinotti, do grupo de empresários, representando 28 entidades que se uniram a favor da Santa Casa. Tânia Balbinotti, do grupo de Mulheres por Rondonópolis, o presidente da OAB, Ordem dos Advogados do Brasil do município, Statyn Paniago Pereira e a Bianca Franco, superintendente da Santa Casa Rondonópolis, estiveram presentes na reunião com os parlamentares.
Dos atendimentos prestados pela Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis, 80% são pelo SUS, Sistema Único de Saúde, com atendimento de urgência e emergência de média e alta complexidade.
A unidade é a única maternidade de Rondonópolis, faz atendimento a pessoas com câncer e tem UTI pediátrica e neonatal, além de cirurgias de altos riscos e cardíacas.