Em três meses, Sejus/MT realizou 216 operações para retirar celulares e drogas de presídios

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Secom/MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio:

 

A Secretaria de Estado de Justiça apresentou, no início desta semana, o balanço de três meses da Operação Tolerância Zero contra Facções Criminosas nos presídios de Mato Grosso.

Entre janeiro e março deste ano, foram realizadas 216 operações nas 41 unidades penitenciárias e mil 754 aparelhos celulares foram apreendidos. 

O secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato, destacou que a adoção de estratégias de segurança e a mudança de procedimentos nas unidades vêm surtindo efeito, que é impedir a comunicação dos presos com as ruas. 

A Secretaria de Justiça foi criada em janeiro deste ano, como parte do pacote de medidas do Governo do Estado para o combate à atuação de facções criminosas no estado.

Entre outras ações estão o reforço nas medidas de segurança nas unidades prisionais, a regulamentação do raio de segurança máxima da Penitenciária Central do Estado, proibição de telefones celulares, e de atividades comerciais nas unidades penais de Mato Grosso.

No período de três meses, as equipes da Polícia Penal realizaram diversas ações de segurança nas unidades prisionais, especialmente para a retirada de produtos ilícitos.

Foram apreendidos 734 chips de telefonia, mais de três mil porções de entorpecentes, 737 carregadores e 151 armas artesanais. 

Na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá, a maior do Estado em número de reeducandos, também foi realizada uma limpeza geral e feita a troca de todos os colchões de dois mil e 900 presos e entregues toalhas de banho a cada um.