| 05 SAUDE EM VG.mp3 |
Foto: Assessoria
Por: Jurandir Antônio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
Em quatro dias de atendimento passaram pelas unidades de saúde, principalmente nas UPA’s IPASE e Cristo Rei, 13 mil 378 pessoas, sendo 12 mil 656 que declararam que moram em Várzea Grande, 466 de Cuiabá e 256 em outras cidades.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Gonçalo Barros, a saúde da segunda maior cidade de Mato Grosso, funciona e atende bem a população, inclusive suportou picos de crises nos atendimentos por causa da pandemia da Covid 19 entre 2020, 2021 e 2022 e vem se mantendo em alta e crescente em 2023.
Gonçalo lembrou ainda que a Maternidade Municipal, desde maio de 2021 até agora, foi responsável por mais de três mil nascimentos.
O titular da pasta destacou que em Várzea Grande os problemas da saúde pública são decorrentes do excesso de atendimentos, muito aquém da capacidade implantada nas unidades.
O secretário disse ainda que Várzea Grande mantém um nível elevado de investimentos na Saúde Pública, praticamente o dobro do previsto em lei que é de 15% das Receitas Correntes para municípios, além de todos os recursos recebidos por transferência ou por emendas parlamentares que têm o mesmo destino, “atender bem a população".
Outra novidade em Várzea Grande é que todas as unidades de saúde do município têm acompanhamento online sendo fiscalizadas em tempo real pelo prefeito Kalil Baracat e pelo secretário Gonçalo Barros.
Eles podem acompanhar, por exemplo, se as unidades de saúde estão abastecidas com medicamentos e insumos para atendimento aos pacientes.