| Em evento esta semana, AMM vai pedir aos prefeitos que acelerem o retorno das aulas presenciais.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A AMM, Associação Mato-grossense dos Municípios, organizou uma reunião na última semana, com objetivo de alinhar a questão da volta às aulas em Mato Grosso.
Atualmente, não há data para o retorno de forma presencial em decorrência da pandemia da Covid-19.
Além do presidente da AMM, Neurilan Fraga, estiveram presentes representantes do Ministério Público do Estado, e das Secretarias Estaduais de Educação e de Saúde.
Numa videoconferência, que acontece na próxima quarta-feira, 14 de julho, os municípios serão orientados com relação ao planejamento do retorno, de forma presencial ou híbrida.
Outro ponto que será discutido é o planejamento do transporte escolar.
Neurilan afirmou que vai encaminhar ofício aos municípios informando que o retorno deve acontecer o mais rápido possível, seguindo, de acordo com ele, todas as orientações e protocolos de biossegurança.
“Precisamos alinhar e definir uma data da volta às aulas de forma presencial, já que no Estado temos apenas uma cidade que voltou à atividade presencial. Nós estamos aqui para ajudar os prefeitos que ainda têm alguma dificuldade, financeira ou burocrática”, explicou Fraga.
Por outro lado, o Sintep, Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, é contra a volta às aulas sem a vacinação de todos os profissionais da educação.
De acordo com a entidade, ao menos 160 trabalhadores da educação já morreram em decorrência da Covid-19 desde o início da pandemia.