| Em Cuiabá, crianças imigrantes estão estudando na rede municipal.mp3 |
Vinícius Antônio - Da redação
A Secretaria de Educação de Cuiabá divulgou nesta semana um balanço indicando que mais de 300 crianças imigrantes estão estudando em escolas da Capital. A grande maioria das crianças é de origem venezuelana e haitiana.
O levantamento aponta que 327 crianças de naturalidade venezuelana, haitiana, peruana, boliviana, angolana, japonesa, inglesas ou de outras nacionalidades estão matriculadas nas 163 unidades educacionais da rede municipal de Cuiabá.
Os venezuelanos formam o maior grupo com 113 alunos, seguido pelos haitianos, com 111. A rede tem ainda dois americanos, dois angolanos, dois argentinos, 17 bolivianos, dois chilenos, sete colombianos, um cubano, cinco dominicanos, 30 espanhóis, um inglês, um irlandês, um italiano, 10 japoneses, cinco paraguaios, dois peruanos e 15 portugueses.
Recentemente, 28 crianças venezuelanas com idades a partir de 4 anos foram matriculadas em escolas do município. As crianças foram atendidas em uma mobilização de autoridades que retiraram os filhos de imigrantes das ruas da capital. As famílias ficavam em rotatórias nas principais regiões da capital, pedindo emprego e dinheiro.