Em carta, Brasil manifesta indignação com tarifas impostas pelos EUA

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional

Edição: Roberta Lopes / Raíssa Saraiva

Valter Campanato/Agência Brasil

O governo brasileiro manifestou aos Estados Unidos indignação com o anúncio da tarifa de 50% imposta aos produtos importados do Brasil a partir de 1º de agosto. A declaração está em uma carta enviada ao governo norte-americano, nesta terça-feira (15), pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

Para o Brasil, a imposição das tarifas terá impacto muito negativo em setores importantes das duas economias, colocando em risco uma parceria de dois séculos.

Segundo Alckmin, desde antes do anúncio das tarifas recíprocas, em 2 de abril de 2025, o Brasil tem dialogado de boa-fé com os norte-americanos em busca de alternativas, apesar de acumular déficits na balança comercial com o país que chegam a quase US$ 410 bilhões nos últimos 15 anos.

Além disso, em 16 de maio de 2025, o Brasil apresentou, de forma confidencial, uma proposta com as áreas de negociação que podem ser mais bem exploradas. O governo brasileiro ainda aguarda a resposta a essa proposta.

A carta termina apontando a urgência do tema e reforçando o interesse do Brasil em receber os comentários do governo dos Estados Unidos para negociar uma solução aceitável para os dois países, preservando o relacionamento histórico das nações.