Dois moradores do município de Campinápolis estão isolados com sintomas de gripe aviária

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria Indea

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Duas pessoas estão em isolamento em Mato Grosso após apresentarem sintomas compatíveis com os da gripe aviária, de acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Alessandra Moraes. 

Os casos foram registrados no município de Campinápolis, onde as autoridades de saúde intensificaram a vigilância epidemiológica diante da suspeita de infecção pelo vírus H5N1, uma cepa altamente patogênica e incomum em humanos.

Segundo o superintendente, as duas pessoas tiveram contato direto com aves contaminadas, e, desde então, estão sendo monitoradas de forma rigorosa.

O caso da doença foi registrado em uma criação doméstica, no dia sete de junho.

Além disso, as pessoas monitoradas estão sendo medicadas com remédios para síndrome respiratória aguda grave. 

O superintendente explicou que os sintomas apresentados até o momento são semelhantes aos de uma gripe comum: coriza, tosse e dor de garganta. 

Ainda assim, os pacientes estão sob investigação, e amostras já foram encaminhadas para análise laboratorial, no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. 

O objetivo é confirmar ou descartar a presença do vírus da gripe aviária em humanos.

O superintendente reforçou que não há motivo para pânico, mas que o monitoramento é necessário devido à natureza do vírus.

Alessandra Moraes disse ainda que não é um vírus comum em humanos. Por isso, é preciso manter uma vigilância ativa, para entender o comportamento do subtipo H5N1 e evitar qualquer propagação.

A suspeita é de que a contaminação das aves tenha ocorrido por meio de aves migratórias, já que Mato Grosso está na rota de migração dessas espécies.

Essa possibilidade está sendo investigada pelas autoridades estaduais e municipais.