DIA DE FLORESTA. Compradores de vários países conhecem a produção florestal sustentável de MT

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

A produção florestal sustentável de Mato Grosso está sendo apresentada a compradores internacionais na 5ª edição do Dia de Floresta, que acontece ao longo desta semana, em Alta Floresta.

O evento é uma iniciativa do setor de base florestal de Mato Grosso e conta com apoio do Governo do Estado e da ApexBrasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.

Durante o evento em Alta Floresta, 10 compradores dos Estados Unidos, Bélgica, França, África do Sul, Polônia, Alemanha e Uruguai conferem de perto como funciona a rastreabilidade da cadeia florestal no Estado, da floresta ao consumidor final.

Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Cesar Miranda, os produtores mato-grossenses preservam os 80% das propriedades dentro do bioma amazônico e geram renda com a floresta de forma responsável e sustentável.

Mato Grosso tem cinco milhões de hectares de florestas manejadas e conservadas, e a expectativa do setor é de chegar a seis milhões de hectares até 2035.

Em 2022, o setor produziu sete milhões de metros cúbicos de madeira a partir de Planos de Manejo Florestal Sustentável, gerou 12 mil empregos diretos e exportou 86 mil toneladas de madeira em 2023.

As informações são do Cipem, Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso.

Já o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, destacou que manter a floresta em pé e gerar renda com madeira rastreada e certificada são as razões que levaram a agência a promover e posicionar o país como referência mundial nas práticas de manejo florestal sustentável.