| Dez municípios ainda não aderiram a busca ativa de alunos que abandonaram a escola.mp3 |
Foto da manchete: reprodução
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Após pouco mais de dois meses de mobilização, o TCE, Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, já garantiu a adesão de 92% dos municípios do estado à plataforma Busca Ativa Escolar, ferramenta desenvolvida pelo UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, com foco no combate à evasão e abandono escolar.
O supervisor da estratégia, conselheiro e ouvidor-geral do TCE, Antônio Joaquim, comemorou, durante a sessão remota ordinária desta terça-feira, os números alcançados até agora e informou que vai notificar os dez municípios que ainda não aderiram à plataforma, citando-os nominalmente.
"Quando começamos a ação, que pretende buscar o aluno na escuridão, fora da sala de aula, tínhamos apenas 15% dos municípios participando e agora vamos notificar os dez que ainda faltam para que se mobilizem", afirmou o conselheiro.
Ainda não aderiram à plataforma Aripuanã, Campinápolis, Colíder, Denise, Guirantinga, Indiavaí, Itaúba, Nova Canaã, Novo Horizonte e Terra Nova.
O programa tem base estratégica composta por metodologia social e ferramenta tecnológica, disponibilizadas gratuitamente às gestões municipal e estadual.
Num primeiro momento, a proposta de implementação no estado, divulgada pelo TCE-MT, resultou na emissão de nota técnica, solicitando a adoção da ferramenta pelos 141 municípios mato-grossenses.
O Tribunal de Contas, em parceria com a AMM, Associação Mato-grossense dos Municípios, também promoveu uma reunião em agosto para sensibilizar gestores estaduais e municipais no combate à evasão e o abandono escolar no estado, especialmente devido à pandemia da Covid-19.
A Busca Ativa Escolar disponibiliza dados sobre a exclusão e o abandono escolares no Brasil, nas cinco regiões, nos estados e nos municípios.
Fornece, ainda, dados sobre situação de adesão e de implementação da estratégia em todo o país.