| Despacho de bagagem continuará sendo pago. Quatro deputados federais de Mato Grosso apoiaram a cobrança.mp3 |
Vinícius Antônio - Da redação
Quatro deputados federais de Mato Grosso votaram favoráveis a cobrança, por parte das empresas aéreas, do despacho de bagagem.
A votação aconteceu esta semana no Congresso Nacional e tratava do veto do presidente Bolsonaro, que autoriza a cobrança de taxa para embarque de bagagens em voos comerciais no Brasil.
Na prática, o veto de Bolsonaro mantém o pagamento para o despacho de malas em voos comerciais brasileiros. A cobrança é feita desde 2016, mas uma proposta do Congresso permitia a volta do despacho gratuito de até 23 quilos, o que foi vetado pelo presidente.
Entre os deputados de Mato Grosso, quatro apoiaram a decisão presidencial e votaram pela continuidade da cobrança, foram eles: Doutor Leonardo, do Solidariedade, José Medeiros, do Podemos, Carlos Bezerra, do MDB e o correligionário de Bolsonaro, Nelson Barbudo, do PSL.
O petebista Emanuelzinho, Juarez Costa, do MDB, e a petista Rosa Neide pediram a derrubada do veto. Líder da bancada federal, Neri Geller, do PP, não registrou presença na sessão.
Para que acontecesse a derrubada do veto, eram necessários 257 votos. Assim a votação iria para a apreciação do Senado. Porém o veto foi mantido por 247 votos favoráveis a manutenção e 187 contrários.