| Deputado estadual do PSL deixa a base do governo, e diz que será “uma pedra no sapato” de Mauro Mendes.mp3 |
Vinícius Antônio - Da Redação
O Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho, determinou que sejam suspensos os pagamentos mensais dos deputados que faltarem as sessões do legislativo.
A determinação tem como justificativa um esforço para que a Assembleia consiga votar pautas consideradas urgentes.
Até agora, Xuxu Dal Molin, do PSC, e Silvio Favero, do PSL, tiveram parte do salário e da verba indenizatória descontada por faltarem à sessão.
Botelho determinou também que fosse descontado o salário do deputado Romoaldo Júnior, porém voltou atrás após o parlamentar apresentar atestado médico.
O deputado Dilmar Dal’Bosco, líder do governo na Assembleia, saiu em defesa dos colegas.
Ele alegou que os parlamentares também tem agendas no interior, e que precisam ser cumpridas o que dificulta, muitas vezes, a presença do deputado no plenário.
Dal’Bosco avalia que a determinação do corte de ponto por parte do presidente da Assembleia, acaba se tornando um impedimento para que outros compromissos sejam atendidos.
Citando seu próprio exemplo, Dilmar ponderou que existem momentos em que ele está na sessão e é chamado, como líder do governo, a comparecer no Palácio Paiaguás, “tenho que me ausentar um pouco ali da sessão”, exemplificou o deputado.
Conforme Dilmar, o presidente teria tomado a decisão ao ser contrariado por causa das inúmeras faltas dos membros do colegiado nas últimas oito sessões plenárias.