Deputado quer incluir a disciplina de “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena” na grade curricular de Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio

O deputado Max Russi, do PSB, apresentou, na Assembleia Legislativa, uma indicação que recomenda a inclusão do estudo da disciplina “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena”, como matéria obrigatória nos estabelecimentos de ensino de Mato Grosso.

O parlamentar alega que a Lei Federal, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, estabelece a necessidade de incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade dessa temática, e isso não está sendo colocado em prática em Mato Grosso.

“Fui procurado por membros do Movimento Negro, que alegam que essa lei não está sendo cumprida, afirmando ainda que os colégios ensinam apenas sobre o período de escravidão, desmerecendo toda a cultura do continente africano, toda a história do povo negro, que é muito maior e mais rica que apenas o triste período em que parte de sua população foi escravizada”, destacou Russi.

Para o deputado Max Russi, agregar esse tipo de conhecimento no aprendizado dos estudantes traria diversos fatores positivos, principalmente quanto à promoção do respeito entre colegas.

“Faço essa cobrança, para que as escolas incluam essa disciplina na grade curricular, para estimular o conhecimento e combater casos de racismo e injúria”, explicou Max.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.