| 04 Curvelândia recebe milhares de pessoas neste fim de semana na festa do queijo gigante.mp3 |
Foto da manchete: reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
A cidade de Curvelândia, no sudoeste do estado, se prepara para sediar novamente a produção do maior queijo frescal do Brasil.
A indústria de laticínios Rovigo, com apoio da Fiemt, Federação das Indústrias de Mato Grosso, e do Sindilat, Sindicato das Indústrias de Laticínios, busca superar o recorde anterior durante a edição de 2025 da tradicional Festa do Queijo.
Em 2024, o queijo gigante produzido durante o evento atingiu dois mil 560 quilos.
A meta agora é ultrapassar esse peso, mobilizando dezenas de trabalhadores, produtores e voluntários de várias regiões do estado.
Para o diretor da Fiemt e sócio-proprietário da indústria de laticínios Rovigo, Antonio Bornelli, a iniciativa vai além de um feito técnico.
Segundo ele, o objetivo é mostrar a força do setor leiteiro de Mato Grosso.
Bornelli lembrou que o queijo é o símbolo de um trabalho coletivo que envolve famílias, empresas e instituições.
A produção exige planejamento logístico, articulação com produtores e mobilização técnica.
No ano passado, foram usados 20 mil litros de leite em um processo que durou cerca de seis horas, com mais de 20 colaboradores e outros 30 voluntários na distribuição gratuita do queijo.
Este ano, o corte do queijo gigante está marcado para a tarde de domingo.
Criada em 2002 como protesto por melhores preços ao leite, a Festa do Queijo transformou-se em um dos principais eventos gastronômicos do Centro-Oeste.
A programação de 2025 começa nesta sexta-feira e vai até domingo, oito de maio, com atrações musicais nacionais e regionais.
O destaque do sábado será o show do cantor sertanejo Eduardo Costa.