| Cuiabá é a segunda capital com maior número de pessoas obesas do país.mp3 |
Foto da manchete: reprodução da internet
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Uma estimativa feita pelo Atlas Mundial da Obesidade 2022 aponta que a doença deve atingir quase 30% da população adulta brasileira em 2030.
Diante deste dado, é importante lembrar que, de acordo com o levantamento do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde, Cuiabá é a segunda capital com maior índice de obesidade do país.
A professora do curso de Medicina da Unic, Universidade de Cuiabá, Fernanda Araújo, explica que a obesidade acontece por diversos fatores.
Ela lembrou que o hábito de comer alimentos muito calóricos, maior do que o necessário para o organismo diariamente, é um dos principais fatores do aumento da obesidade.
A especialista adiciona ao contexto o período de pandemia de covid-19 que deixou a população mais vulnerável ao consumo de alimentos industrializados.
Além disso, houve um aumento do sedentarismo, uma vez que as pessoas não podiam sair de casa para realizar suas atividades físicas habituais.
Em Cuiabá, 57% das pessoas com 18 anos ou mais de idade estão com excesso de peso e 23,8% obesas.
A constatação é resultado da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas.
Na capital mato-grossense, foram mil e duas entrevistas, sendo 693 mulheres e 309 homens.
Segundo o estudo, levando em consideração o sexo da pessoa, o percentual de homens residentes em Cuiabá que estão acima do peso sobe para 58,5% e, entre o público feminino, cai para 55,7%.
Já em relação aos obesos, a prevalência é maior entre as mulheres, com 25%. Entre o sexo masculino, o percentual é de 22,6%.
Segundo o Ministério da Saúde, a obesidade é um dos fatores que pode colaborar para o aumento da prevalência de diabetes e hipertensão, doenças crônicas não transmissíveis que pioram a condição de vida do brasileiro e podem até matar.