04 Crise climática faz MAPA estender calendário de semeadura da soja em Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O Mapa, Ministério da Agricultura e Pecuária, estendeu até 13 de janeiro de 2024 o calendário de semeadura da soja 2023/24 em Mato Grosso.
A alteração atende a um pedido da Famato, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, por causa da estiagem causada pelo fenômeno El Niño.
Uma portaria publicada pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa no Diário Oficial da União, no último dia oito de dezembro, regulamenta a alteração do calendário.
A Famato disse ainda que a mesma solicitação feita ao Mapa foi encaminhada ao Indea, Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso, no final de novembro.
Segundo a Famato, “a decisão atende apenas 50% do prazo que foi solicitado pela entidade, que era de 40 dias, e estenderia o prazo até o dia três de fevereiro do ano que vem.
A federação ressalta ainda que caso o prazo não seja suficiente, tomará as medidas necessárias para defender as demandas do setor produtivo.
De acordo com o Imea, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, diante dos últimos meses o clima estar mais quente, chegando a registrar mais de 60 graus no solo, e os longos períodos sem chuvas em vários municípios de Mato Grosso, o desenvolvimento das lavouras tem sido impactado e, em alguns talhões, já é observado o encurtamento do ciclo da soja.
Fator este que pode prejudicar o potencial produtivo da planta.