Cresce o número de pessoas mortas em ações da polícia em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Da redação: Vinícius Antônio

O décimo terceiro Anuário Brasileiro de Segurança Pública afirmou que em Mato Grosso houve aumento no número de mortes provocadas pela polícia.

 

Se comparados aos anos de 2017 e 2018, foram registradas mais mortes em decorrência das ações das polícias Militar e Civil.

 

A Policia Civil registou, em 2017, apenas duas mortes em decorrência de intervenção de seus agentes. Já em 2018 esse número quadruplicou e alcançou a marca de oito casos.

 

Já a Polícia Militar, matou durante suas ações, 41 pessoas em 2017 e 69 em 2018, um aumento de aproximadamente 37%. O estado segue o ritmo do restante do país, em que, em média, a PM se tornou mais letal.

 

Mato Grosso foi na contramão das mortes causas pela polícia no cenário nacional, no mesmo período. O País teve uma redução de 45%.

 

O levantamento foi publicado esta semana, pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. 

 Juntas, as polícias vitimaram nos últimos dois anos, 120 pessoas.

Nacionalmente, Mato Grosso está entre os estados que apresentaram maior crescimento de mortes causadas por ações da polícia, com 74% de aumento entre 2017 e 2018,

O estado ficou atrás apenas de Roraima e do Tocantins e à frente do Pará, Sergipe, Ceará e Rio De Janeiro, que são estados considerados mais violentos.