Considerado o melhor de MT, colheita do pequi movimenta a economia de Ribeirão Cascalheira

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Empaer

Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Maior produtor de pequi de Mato Grosso, Ribeirão Cascalheira tem a previsão de colher 350 toneladas de pequi nesta safra.

A produção vem sendo acompanhada pela Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, e a colheita do fruto já começou em algumas propriedades e segue até dezembro.

O município possui aproximadamente 56 mil pés da fruta.

A Empaer tem ajudado os produtores para a geração de renda a partir da comercialização do pequi e repassado informações técnicas sobre o aproveitamento do fruto, produção de mudas e manejo aos agricultores familiares.

No município, são 80 agricultores familiares que esperam um rendimento de 350 mil reais nesse período do ano.

Um deles é Reginaldo Ferreira de Brito que tem em sua propriedade, o Sítio Pequizal, 550 pés de pequi nativos. Ele está ansioso com a colheita e espera uma renda extra entre 20 22 mil reais.

O técnico da Empaer Carlos Alberto Quintino explicou que a fama do pequi de Ribeirão Cascalheira é de ser o melhor do país, e isso tem movimentado a economia local com compradores de Goiás, Brasília e Cuiabá. 

Quintino, disse ainda que alguns produtores estão cultivando novas mudas para serem utilizadas no reflorestamento de áreas degradadas e na recuperação de APPS, Áreas de Proteção Permanente.