Conselho aprova novos incentivos fiscais que vão impulsionar a agropecuária em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

O Conselho Deliberativo dos Programas de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso aprovou novos incentivos fiscais com o objetivo de ampliar a competitividade da indústria local, fortalecer cadeias produtivas estratégicas e fomentar a geração de emprego e renda em diversas regiões do Estado.

A reunião aconteceu no último dia de abril.

Entre os destaques, está a aprovação do pedido da Acrismat, Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso, para prorrogar, até abril de 2026, os benefícios fiscais concedidos a produtores de suínos nas operações interestaduais.

O incentivo, que integra o Proder, Programa de Desenvolvimento Rural, garante a cumulatividade de créditos para suínos destinados a abate, engorda, criação e reprodução.

Segundo a Acrismat, a medida é essencial para manter a competitividade dos produtores de Mato Grosso frente a outros Estados, principalmente após quatro anos de prejuízos enfrentados pela suinocultura nacional, que resultaram na redução de cerca de 20 mil matrizes em Mato Grosso.

Também foi aprovada a inclusão de produtos derivados de ovinos e caprinos, como carnes e miudezas comestíveis, atendendo a um pedido da Famato, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso.    

Com isso, frigoríficos especializados passam a contar com crédito outorgado de 85% nas vendas internas e 90% nas interestaduais.

A expectativa é destravar o potencial da ovinocultura no Estado, um mercado com grande capacidade de crescimento.