Condições climáticas devem continuar prejudicando safra de milho no Brasil

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto: Reprodução/Mapa

Fonte: Agencia do Rádio – Reportagem: Yumi Kuwano

 

LOC.: Desde o ano passado, produtores de milho enfrentam dificuldades no plantio e colheita do grão. Por causa das condições climáticas, principalmente influenciadas pelo fenômeno El Niño, as regiões produtoras não têm passado por bons momentos no Brasil. 

Para a safra 2023/2024, a produção total está estimada em 117,6 milhões de toneladas — uma redução de 10,9% em relação ao ciclo anterior —, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

Enori Barbieri, vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina, diz que, no último ano, os produtores não tinham nem como pagar os custos da lavoura, já que a produção do milho tem um custo bem maior do que a da soja, por exemplo.
 

TEC./SONORA: Enori Barbieri - vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina

“Não há nenhum estado brasileiro que diga: eu vou colher minha safra e pagar minhas contas. Pelo contrário, ainda estamos plantando a safrinha, que é o grande volume da safra de milho brasileira, já que se projetava uma safra de mais de 130 milhões de toneladas, dos quais a safra foi em torno de 24, e o restante era safrinha, então ninguém consegue hoje dimensionar qual vai ser a área plantada de milho, qual vai ser o volume e a que preço”.

LOC.: Mesmo assim, o Brasil foi o maior exportador de milho do mundo na safra 2022/2023, sendo responsável por 32% das exportações mundiais — 56 milhões de toneladas, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

O engenheiro agrônomo Charles Dayler avalia que, até o segundo semestre de 2024, as chuvas intensas e as temperaturas extremas ainda serão motivo de preocupação para os produtores.
 

TEC./SONORA: Charles Dayler - engenheiro agrônomo

“Tudo isso vai afetar. Tanto a questão de colheita, a maturação da planta e também afeta a questão de pragas, porque dependendo da variação de temperaturas, você pode ter um período maior com a temperatura favorável a pragas que atacam as lavouras. Tudo isso deve ser levado em consideração, pensando no que vai ser plantado neste ano. As perspectivas são um pouco desafiadoras porque a gente ainda vai ter a influência do El Nino até o meio do ano”. 

LOC.: Monitorar o tempo, acompanhando bem as previsões — e estar sempre preparado para o replantio são cuidados que o engenheiro afirma fazer a diferença. 

A produção brasileira de grãos, em geral, deve chegar a 306,4 milhões de toneladas, segundo o 4º levantamento da safra 2023/24, divulgado pela Conab no mês passado. Se confirmado, o volume representa uma queda de 13,5 milhões de toneladas em relação à safra 2022/23.