Conab aponta queda de 15,3% na produção de soja em Mato Grosso este ano

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio

 

O 5º Levantamento da Safra de Grãos da Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, aponta uma queda de 15,3% na produção esperada da soja em Mato Grosso na safra de 2024, na comparação com a anterior.

A redução é consequência da seca que atrasou o plantio e prejudicou o desenvolvimento das plantas no final do ano passado. 

Em 2023, os agricultores mato-grossenses colheram pouco mais de 45 milhões de toneladas de soja. Neste ano, a estimativa, até o momento, é de quase 39 milhões, ou seja, os produtores do Estado deve colher cerca de sete milhões de toneladas a menos.

Já a produtividade de soja neste ano no Estado, de acordo com o estudo, deverá ser de três mil 184 quilos por hectare. No ano passado, foram três mil 773, o que dá uma queda de 15,6%. 

Por causa da ausência de chuva nos primeiros meses da safra, em boa parte das lavouras ocorreu redução da produtividade de modo acentuado nos primeiros lotes colhidos. 

Até o momento em que o estudo foi feito, a colheita havia sido concluída em 30,1% das lavouras.

Devido ao atraso na semeadura ou mesmo replantio, há lavouras nos mais variados estágios de desenvolvimento, que vão desde a floração até o ponto de colheita.

Com isso, a atual safra aponta que os trabalhos de colheita vão se estender para além de abril.