Começou nesta segunda-feira o período proibitivo do uso do fogo na Amazônia e Cerrado

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web 

Por Jurandir Antonio – Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

 

O período proibitivo do uso do fogo na Amazônia e Cerrado começou nesta segunda-feira.

No Pantanal, está proibido usar fogo desde a terceira semana de junho deste ano.

Na Amazônia e Cerrado, o uso do fogo fica proibido até 30 de novembro, enquanto no Pantanal a proibição se estende até 31 de dezembro.

A estiagem severa e baixa umidade do ar têm contribuído para a propagação das chamas e o Corpo de Bombeiros pede que a população colabore e respeite o período proibitivo.

Com o início do período proibitivo, começam a ser distribuídas equipes fixas, com dedicação exclusiva ao enfrentamento dos incêndios, em 50 cidades do Estado.

Bombeiros e brigadistas se distribuem em bases descentralizadas; brigadas estaduais e municipais mistas; e em equipes de intervenção e apoio operacional.

Segundo a comandante do Batalhão de Emergências Ambientais dos Bombeiros, tenente-coronel Pryscilla de Souza, as cidades são escolhidas levando em consideração o histórico de incêndios florestais em cada região.

As equipes ficarão em Cuiabá, Poconé, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Juara, Juína, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sinop, Sorriso, Canarana e Peixoto de Azevedo, entre outros municípios.