Começaram na Unemat as aulas do primeiro curso de enfermagem indígena do país

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Pela primeira vez no Brasil e no mundo será realizado um curso de enfermagem indígena, com alunos dos povos tradicionais de Mato Grosso.

A iniciativa é da Unemat, Universidade do Estado de Mato Grosso, e contou com a colaboração do Coren, o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso.

Para a indígena e professora Valdeiza Avelino esse é "um momento histórico para os povos indígenas".

As atividades começaram na última segunda-feira, e a primeira aula foi com a professora Valdeiza, sobre o uso de plantas medicinais na enfermagem.

Esse é um conhecimento inédito que nós, povos indígenas, vamos trazer para dentro da universidade, reforçou a professora.  

O curso tem duração de cinco anos e trará a formação que integra as peculiaridades dos povos indígenas, sua cultura e tradições com o conhecimento ocidental.

São 50 alunos de 27 etnias como Xavante, Pareci, Kaiapó, Nhambiquara e Bacairi.

Desde o primeiro semestre os estudantes poderão aplicar as aulas teóricas na prática, nas unidades básicas de saúde de Barra do Bugres.

Segundo o coordenador da Comissão de Saúde Intercultural do Conselho Federal de Enfermagem, Paulo Murilo de Paiva, esse é o primeiro curso de enfermagem historicamente 100% formado por estudantes indígenas.

Já a coordenadora do curso, a enfermeira Ana Cláudia Trettel, que estudou essa relação com os povos indígenas em seu doutorado, explica que a graduação em enfermagem indígena trará uma grade curricular inédita, valorizando a ancestralidade.