| Começa esta semana a segunda fase do projeto Araguaia Cidadão.mp3 |
Jurandir Antonio
Nesta quarta-feira, magistrados e servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso, juntamente com parceiros, vão ofertar serviços da Justiça, saúde e cidadania em locais distantes e carentes de serviços básicos.
É que no dia seis de novembro começa a segunda etapa do projeto Araguaia Cidadão, que segue até 14 de novembro e, nos nove dias de atendimento, vai passar pelas cidades de Santa Terezinha, Luciara, São Félix do Araguaia, Novo Santo Antônio e Cocalinho.
A jornada é longa e, para chegar às localidades a expedição, composta por 46 instituições, levará dois dias para ir e dois dias para voltar.
Para prestar atendimento à população da região, as equipes vão viajar quase cinco mil quilômetros, sendo que mil e 300 são de estrada de chão.
Dentre os serviços ofertados pelo Poder Judiciário constam orientação jurídica e também mediação e conciliação de conflitos, ambos realizados pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da comarca. Também haverá distribuição de mudas pelo Juizado Volante Ambiental.
Os demais parceiros também vão oferecer serviços como cadastramento biométrico eleitoral, atendimentos médicos e odontológicos, confecção de RG, emissão de segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito, entre outros. Todos os serviços são totalmente gratuitos.
Pela programação do mutirão Araguaia Cidadão, os atendimentos acontecem no dia seis, em Santa Terezinha. Dia oito, em Luciara. Nos dias nove e dez de novembro, o atendimento será em São Félix do Araguaia.
Dia 12, o mutirão da cidadania atende a população de Novo Santo Antônio. E no dia 14 de novembro a caravana do projeto Araguaia Cidadão estará no município de Cocalinho.