Combinação de fatores faz preço da carne bovina disparar na capital de MT

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
No comércio de Cuiabá, a carne bovina ficou 16% mais cara, em janeiro deste ano, no comparativo com janeiro de 2020.

Na pesquisa realizada pelo Imea, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, os cortes músculo e costela foram os que apresentaram as maiores altas, com quase 28% de aumento em um ano.

A alta é motivada por diversos fatores, mas, principalmente, pelo que acontece no campo. O boi está valendo mais no pasto.

A arroba chegou a preços recordes nos últimos dias. Em Mato Grosso, está cotada em aproximadamente 266 reais, cerca de 55% a mais que no mesmo período do ano passado.

A arroba valorizada é o reflexo do crescimento nas exportações. Tem mais comprador no mercado do que bois indo para o abate. Outro fator é que está mais caro engordar o animal.

Para os frigoríficos, ter menos boi gordo significa diminuir os abates. Em 2020, foram abatidos cerca de cinco milhões e 200 mil cabeças de gado, meio milhão a menos que em 2019.

A seca prolongada e o abate alto de matrizes contribuíram para que 2021 também começasse com a menor oferta de bois dos últimos anos.

“O principal motivo foi o abate de fêmeas em 2018 e 2019. O índice de abate foi significativamente maior, e essas fêmeas não criaram os animais que morreriam agora”, disse o presidente do Sindifrigo, Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Mato Grosso, Tadeu Paulo Belincanta.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.