Com inicio de obras no ano que vem, Mauro Mendes assina contrato para construção de ferrovia estadual

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Foto da mancete: Mayke Toscano | Secom-MT

Por Vinícius Antônio

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Foi assinado nesta segunda-feira, o contrato para a construção da primeira ferrovia estadual de Mato Grosso.

De acordo com o planejamento, as obras devem começar no segundo semestre do ano que vem. Vão ser 730 quilômetros que partem de Rondonópolis, passando por Cuiabá e Nova Mutum, encerrando o traçado em Lucas do Rio Verde.

A intenção é que o modal possa se conectar à malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos, no estado de São Paulo. 

O governador Mauro Mendes ressaltou que, além da geração de empregos, Mato Grosso vai contar com planejamento, indústria, trilhos e investimentos de mais de 11 bilhões de reais com recursos 100% privados.

Mauro destacou o importante papel que a ferrovia vai ter para impulsionar a agricultura de Mato Grosso.

Sonora: Mauro Mendes

O secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, afirmou que a implantação da ferrovia vai possibilitar a melhoria da logística, especialmente em regiões reconhecidamente produtoras de Mato Grosso e do Brasil, como o Médio-Norte mato-grossense. 

Segundo ele, a obra representa um marco de desenvolvimento para Mato Grosso e região da planície pantaneira. 

Sonora: Marcelo de Oliveira

Estudos realizados pela Rumo S/A indicam que mais de 230 mil empregos vão ser gerados durante os anos de construção da ferrovia.

A previsão é de que o trecho entre Rondonópolis e Cuiabá esteja concluído e em funcionamento no ano de 2025, enquanto a operação no trecho Cuiabá a Lucas do Rio Verde, deve começar a funcionar em 2028. 

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi, destacou o apoio dos parlamentares ao projeto de transporte ferroviário do governo estadual. 

Sonora Max Russi

Quando as obras forem finalizadas, a Runo Logística tem autorização para comandar a ferrovia por 45 anos.

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