Com assistência técnica, produção de cacau começa a ganhar espaço em Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: reprodução
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A produção de cacau aos poucos vem ganhando espaço nas propriedades rurais de Mato Grosso, especialmente na região noroeste do Estado.
Cerca de 32 produtores rurais recebem, atualmente, Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso, para se desenvolverem na cadeia produtiva da cacauicultura, produto que é usado para fabricar o chocolate.
Para o engenheiro agrônomo e técnico de campo credenciado ao Senar, Marcos Vinícius, a logística é um dos grandes gargalos enfrentados pelos produtores de cacau.
Vinícius explicou que quando o produtor consegue encontrar um bom ponto de escoamento é animador, porque ele pode produzir e ter a certeza da comercialização.
Segundo o supervisor do Senar, Thiago Salapata, por ser uma cadeia que não é comum em Mato Grosso, a cacauicultura exige um aporte de conhecimento maior, mas tem potencial para crescer, com apoio da assistência.
Salapata lembrou que a cultura demora muitos anos para iniciar a sua produção e erros que possam ser cometidos podem impactar diretamente nos resultados.
O supervisor disse ainda que o produtor se sente mais seguro em investir na cultura, porque as orientações técnicas possibilitam a realização de ações mais assertivas, reduzindo riscos ao investimento.