Cenário interno e externo nebuloso provoca prejuízos para os frigoríficos de Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Divulgação
Por Jurandir Antônio – Enéas Jacobina.
Texto do áudio:
O cenário com o dólar em baixa, os mercados internacionais em queda, o abate acima da média de fêmeas e a redução das exportações nos últimos quatro meses tem acendido luzes vermelhas para o setor.
O fim do embargo chinês ainda não teve reflexos sobre a cadeia da proteína animal, e isso tem preocupado os frigoríficos em Mato Grosso.
Segundo o presidente do Sindifrigo, Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Mato Grosso, Paulo Bellincata, o atual momento é delicado, pois há uma crise com amargos prejuízos nos primeiros quatro meses do ano.
O presidente do Sindifrigo, ressaltou que a situação das empresas menores, que trabalham basicamente com o mercado interno, é ainda pior.
Conforme o boletim semanal do Imea, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, as exportações de carne bovina carne recuaram 25,59% em abril de 2023 se comparado a março.
Bellincanta destaca ainda que a dificuldade é muito grande e ainda não é possível vislumbrar cenário mais ameno no curto prazo.
Ele disse ainda que o setor está ciente que o pecuarista também vive o drama de resultados negativos.
O setor de frigoríficos, que sempre ajudou e garantiu números extraordinários à balança comercial, também precisa de ajuda.