CDL Cuiabá lembra que o consumidor pode usar empréstimo consignado para escapar da inadimplência

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Lançado no último dia 21, o programa “Crédito do Trabalhador” gerou uma corrida dos brasileiros às compras em todo o País.

Mas, para a CDL, Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá, vale a pena esperar até abril e usar o empréstimo consignado para reduzir a inadimplência, que, em Mato Grosso, supera a marca de mais de um milhão de pessoas. 

Criado pelo Governo Federal para incentivar o consumo interno por meio de financiamento cobrado direto na folha de pagamento, com taxas menores que as de mercado, o “Crédito do Trabalhador” prevê a renegociação de dívidas.

Mas a medida começa a valer apenas em 25 de abril para operações feitas numa mesma instituição financeira. Já a portabilidade da dívida está prevista para iniciar em seis de junho.

Segundo o presidente da CDL Cuiabá, Júnior Macagnam, a preocupação da entidade é que o crédito facilitado e mais barato amplie, a médio prazo, o número de endividados.

Hoje, Mato Grosso tem 45,77% de sua população inscrita no cadastro negativo do SPC Brasil, Serviço de Proteção ao Crédito, alerta o presidente da CDL.

O programa contempla trabalhadores com carteira assinada, empregados rurais, domésticos e MEIs, microempreendedores individuais.

O atrativo maior é financiar compras com taxa de juros mais baixa e com parcelas descontadas diretamente da folha de pagamento.

O setor de comércio de Cuiabá será beneficiado pelo programa de empréstimo consignado, porém, o dirigente defende a adoção de medidas mais estruturais para o fortalecimento econômico do País.