08 Carne bovina representa 90% do faturamento das exportações de Mato Grosso no primeiro trimestre.mp3 |
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Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
A carne bovina segue sendo o grande motor das exportações de Mato Grosso.
No primeiro trimestre de 2025, o produto respondeu por 80% do volume exportado e por 90,7% do valor gerado nas vendas internacionais de proteínas animais.
Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, analisados pelo Centro de Dados Econômicos da Sedec, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, e reforçam o protagonismo do Estado no cenário agroindustrial nacional.
Entre janeiro e março, Mato Grosso embarcou mais de 170 mil toneladas de carnes bovina, suína e de aves, o que representa um crescimento de 8,58% em relação ao mesmo período de 2024.
Em faturamento, a alta foi ainda maior: 19,3%, alcançando US$ mais de 721 milhões de dólares, contra quase 605 milhões dólares no primeiro trimestre do ano anterior.
A carne bovina lidera com folga.
Foram 137 mil toneladas exportadas, o que garantiu ao Estado cerca de 654 milhões de dólares em receita.
Com esse desempenho, Mato Grosso foi responsável por 20,5% de toda a carne bovina vendida pelo Brasil ao exterior, ficando atrás apenas de São Paulo, que respondeu por 21,7% do total nacional.
Com um rebanho de quase 33 milhões de cabeças, o maior do Brasil, Mato Grosso consolida-se como uma potência na produção e exportação de carne vermelha.
Apesar da liderança da carne bovina, os demais segmentos também apresentaram crescimento.
As exportações de carne suína saltaram 32% no trimestre, com quase oito mil toneladas embarcadas e receita de aproximadamente 18 milhões de dólares.
A China segue como principal destino, seguida por Hong Kong, Filipinas, Vietnã e Singapura.
Já as carnes de aves somaram 25 mil toneladas exportadas, com faturamento de 49 milhões de dólares, crescimento relevante em relação aos pouco mais de 40 milhões de dólares obtidos no mesmo período de 2024.
Os principais mercados foram Arábia Saudita, China, Japão, Emirados Árabes Unidos e Jordânia.