01 CAR. TCE MT apoia inovação no Cadastro Ambiental Rural para impulsionar agronegócio e sustentabilidade.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O presidente do TCE, Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro Sérgio Ricardo, reafirmou o apoio da instituição à modernização do CAR, o Cadastro Ambiental Rural, para impulsionar a sustentabilidade e fortalecer a produção agropecuária no estado.
Durante a apresentação do sistema “CAR Digital 2.0” pela Sema, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, o conselheiro apontou gargalos na validação do cadastro e destacou a importância da inovação para agilizar a regularização ambiental das propriedades rurais e garantir mais segurança jurídica ao setor.
Na opinião do conselheiro-presidente, o licenciamento significa aprovação de uma produção com cuidado com o Meio Ambiente. Entendemos que todas as instituições têm que estar juntas para ajudar Mato Grosso a ser cada vez maior, a produzir mais e com o meio ambiente totalmente preservado.
O sistema foi apresentado pela secretária da Sema, Mauren Lazzaretti, em reunião no Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
De acordo com ela, o objetivo é que, até dezembro de 2025, a ferramenta garanta que às propriedades rurais dos 142 municípios mato-grossenses a conformidade com o Código Florestal Brasileiro.
A urgência na validação dos cadastros já vinha sendo debatida por Sérgio Ricardo e pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Zuquin Nogueira.
Agora, as alterações debatidas no encontro também serão apresentadas a um grupo de trabalho que envolverá diversas partes interessadas.
O CAR reúne informações georreferenciadas, contribuindo para o monitoramento, planejamento ambiental e econômico, além do combate ao desmatamento.
Para acelerar as análises de mais de 130 mil pedidos de validação pendentes, o CAR 2.0 utilizará imagens de satélite, abordando discrepâncias e reduzindo a revisão manual.