Campanha "Leitura que Transforma" distribui livros para pessoas que estão presas em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por: Jurandir Antônio – Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

 

A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso, começou este mês a entrega de mais de oito mil livros para o Sistema Penitenciário e Socioeducativo.

As obras fazem parte da campanha "Leitura que Transforma" e foram recebidas em solenidade realizada no Tribunal de Justiça.

Os exemplares arrecadados têm a finalidade de promover o hábito da leitura e reflexão para pessoas que estão presas.

A campanha é uma iniciativa do Poder Judiciário e do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo, e conta com apoio da OAB, Ordem dos Advogados do Brasil, que arrecadou mais de dois mil e 200 livros.

A ação foi destinada à reposição dos livros educativos da Secretaria.

O secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri, destacou a importância da campanha para o desenvolvimento pessoal de cada preso.

Segundo ele, os livros serão distribuídos nas 41 unidades do Sistema Penitenciário, e também nas unidades socioeducativas. Roveri lembrou que essa ação ajuda na ressocialização e na reinserção dos presos no seio social.

A “Leitura que Transforma" oferece ao reeducando a oportunidade de reduzir a pena por meio dos livros.

De acordo com uma resolução do Conselho Nacional de Justiça, a redução pode chegar a até 48 dias num período de 12 meses, sendo que o detento tem o direito de ler até um livro por mês.

Para isso, o termo exige que o reeducando escreva um resumo da obra após cada leitura, que é avaliada por uma comissão, constituída por juízes da execução penal.