Campanha estimula registro do desejo de doar órgãos em vida. Documento de graça

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Mato Grosso tem 337 pacientes aguardando na fila por um transplante de córnea pelo SUS, Sistema Único de Saúde, segundo dados do Sistema Nacional de Transplantes.

O transplante de córnea é o único realizado no estado, e os pacientes que precisam de outros órgãos, como fígado, pâncreas e coração, são encaminhados a outros estados pelo serviço de TFD, Tratamento Fora Domicílio do SUS.

Esses pacientes são incluídos nas filas de espera de estados que realizam os respectivos procedimentos.

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso cobre os custos de locomoção e oferece ajuda para alimentação e estadia durante o período do tratamento.

Muitos pacientes estão na fila de espera há cerca de 10 anos.

Com o objetivo de aumentar o número de doadores de órgãos, os Cartórios de Notas de Mato Grosso realizaram no último sábado, um mutirão de cadastro para doação de órgãos.

A mobilização aconteceu na Praça da República, em Cuiabá, como parte da 2ª Jornada Notarial, que visa oferecer aconselhamento jurídico gratuito e incentivar a doação de órgãos.

Durante o mutirão, as pessoas tiveram a oportunidade de emitir a Autorização Eletrônica para Doação de Órgãos, um documento digital que assegura a vontade da pessoa de ser doadora.

Na ocasião, o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Mato Grosso, Edivaldo Semensato, destacou a importância de formalizar a decisão de ser doador.

Ele explicou que ao registrar esse desejo em vida, a família é orientada para que os órgãos sejam doados após o falecimento, trazendo esperança para quem aguarda por um transplante.

Edivaldo Semensato lembrou ainda que a Autorização Eletrônica para Doação de Órgãos torna o processo simples, seguro e gratuito.

A emissão da autorização é gratuita e pode ser feita presencialmente em um cartório ou pela internet no site e-notariado.org.br