Câmara Municipal de Canarana cassa mandato do Dr. Thiago, acusado de crimes sexuais

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

A Câmara Municipal de Canarana aprovou em sessão extraordinária, nesta segunda-feira, a extinção do mandato do vereador do PL, Thiago Bitencourt Lanhes Barbosa, conhecido como Dr. Thiago, que está preso desde o dia 31 de maio.

Ele é acusado de violência sexual e armazenamento de material relacionado à exploração sexual infantil.

Com a decisão formalizada pelo Decreto Legislativo, o parlamentar se torna inelegível por oito anos, contado a partir das próximas eleições legislativas.

O suplente Milton Blass, conhecido como Miltinho, também do PL, foi convocado e vai assumir definitivamente a vaga deixada pelo Dr. Thiago.

Na última quarta-feira, o vereador havia enviado ofício à Câmara comunicando sua renúncia, alegando "questões pessoais".

Segundo o regimento interno, a renúncia é um ato unilateral e não depende de votação em plenário.

No entanto, o presidente da Casa, vereador Joá José Porto dos Santos, do MDB, defendeu uma medida adotada pela Câmara.

Segundo ele, o legislativo não vai aceitar atitudes que manchem a Câmara Municipal e que firam a dignidade da população local.

Thiago Bitencourt, de 40 anos, médico e vereador, foi alvo de uma operação da Polícia Civil por suspeitas de crimes sexuais contra crianças e adolescentes.

Foram cumpridos mandatos de busca e apreensão em sua residência e consultórios.

Entre as acusações, há relatos de que ele submeteu uma menor à condição de “escrava sexual” e abusou de uma adolescente desde os 12 anos. A polícia também encontrou material pornográfico relacionado às vítimas.

Em alguns casos, os abusos ocorreram até mesmo dentro do consultório médico no PSF Mutirão, onde ele atendia a população.

As investigações ainda estão em andamento.