07 Câmara de Colíder rejeita 'urgência' em projeto que destina dinheiro público para shows em feira.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
A Câmara Municipal de Colíder rejeitou por oito votos a quatro a tramitação em regime de urgência do projeto de lei da prefeitura que destina dois milhões e 600 mil reais de recursos públicos municipais para bancar shows artísticos da Expolíder, Exposição Agropecuária e comercial de Colíder, prevista para o próximo mês de julho.
O pedido de urgência provocou críticas na Câmara.
Os vereadores reclamaram da 'urgência da pauta', bem como das prioridades da prefeitura em um momento em que Colíder vive 'situação de emergência' por causa de surtos de dengue e chikungunya.
Para destinar recursos públicos municipais à feira, que é privada, a prefeitura prevê retirar dinheiro de 20 áreas do orçamento municipal de 2025.
Entre as áreas que terão recursos retirados estão infraestrutura, limpeza urbana, fanfarra, Guarda Municipal, Meio Ambiente, Assuntos Fundiários, Iluminação Pública, entre outras.
A Expolíder sempre contou com o apoio das administrações municipais para ser realizada, mas com valores muito inferiores de apoio.
A Feira atualmente é terceirizada e, no ano passado, a prefeitura destinou 200 mil reais ao evento.
Outros 400 mil reais foram viabilizados pelo Estado através de emenda parlamentar. O investimento público garantiu um dia de acesso gratuito ao show.
É a primeira vez que a prefeitura se apresenta para custear todos os shows da feira, garantindo a entrada gratuita dos quatro dias do evento.
Mas a destinação de recursos municipais para viabilizar os shows da Expolíder vem gerando polêmica.