Câmara da Causa Animal da AL/MT faz balanço positivo dos trabalhos realizados em 2023

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Ao longo de 2023, a Câmara Setorial Temática em Defesa da Causa Animal, instalada em março deste ano, centralizou os trabalhos em temas como o enfrentamento a incêndios no Pantanal, tráfico de animais silvestres, falta de políticas públicas no controle da população de animais domésticos e no combate ao abandono de pets.

A situação de ONGs, Organizações Não Governamentais, de proteção animal, de ativistas e protetores independentes foi investigada e resumida em relatório parcial. 

Por fazerem de forma autônoma o resgate e castração de cães e gatos, além de dar abrigo a animais de rua, protetores de ONGs e independentes tiveram voz nos encontros e ajudaram a indicar medidas necessárias que podem ser promovidas pelo poder público.

Entre elas estão implementação de programa contínuo de castração animal, aquisição de “castramóveis” para realização de campanhas em bairros, ações de vacinação, ajuda de custo para manutenção de entidades protetoras e criação de hospital público para animais. 

Levantamento da Câmara aponta que em Cuiabá faltam políticas públicas para o setor. Revela ainda que os ativistas estão sobrecarregados e muitas vezes endividados para garantir cuidados com os animais domésticos que precisam de assistência, alimentação e castração.  

Representantes da Câmara Setorial Temática visitaram a sede de ONGs de Cuiabá e de Cáceres. Estiveram na unidade de pronto atendimento veterinário em Goiânia, e foram a Curitiba, no Paraná, onde membros da câmara conheceram ações realizadas por lá.

A Câmara Setorial lançou uma cartilha e uma campanha contra soltura de fogos de artifício com barulho.