Café plantado em campos experimentais da Empaer começa a ser colhido

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria

Por: Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

A colheita de café já começou nos Campos Experimentais da Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, nos municípios de Tangará da Serra e Sinop.

Esse ano será colhida a primeira safra de cafeeiros Robustas Amazônicos, com a finalidade de avaliar o desempenho de 50 materiais genéticos mais produtivos e adaptados para a Região Norte e Noroeste do Estado. 

A pesquisa conta com a parceria da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Empaer, trabalhando em ações de apoio aos cafeicultores para valorização da cultura junto ao Programa MT Produtivo Café.

De acordo com a pesquisadora da Empaer, Danielle Helena Müller, o trabalho de pesquisa começou em 2021, com o plantio de cafés que vêm sendo desenvolvidos pela Embrapa Rondônia, por meio de híbridos entre as variedades Conilon e Robusta, que originam o café denominado Robusta Amazônico, e com clones de cafés robustas oriundos do cultivo de produtores do Estado.

Na etapa experimental, a colheita está sendo feita de forma manual, com clones de ciclos precoce, médio e tardio e as amostras processadas de forma individual.