Brasil registra marco histórico na abertura de novos mercados para o setor agroexportador

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio 

 

Fechando fevereiro em alta, o Ministério da Agricultura e Pecuária celebra mais um marco histórico no setor agroexportador brasileiro.

Somente nos dois primeiros meses do ano, o Brasil superou 16 barreiras comerciais em 11 países, abrindo novos mercados para os produtos do agro brasileiro.

A expansão, a mais alta já registrada em um bimestre na série histórica, estabelece um novo recorde ao superar o ano de 2021, que teve 13 novas aberturas em sete países.

Desde o início de 2024, novos mercados foram abertos para exportação nos cinco continentes, sendo embriões e sêmen bovinos para Botsuana; gelatina e colágeno para os Estados Unidos; alevinos de tilápia para as Filipinas; bovinos vivos para o Paquistão; e açaí em pó para Índia, entre outros produtos vendidos.

Para o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, a abertura de novos mercados gera demanda para exportação de produtos, abre novos negócios e reflete de forma positiva na economia brasileira.

Em 2023, superando os anos anteriores, o Brasil atingiu a marca histórica de 78 novos mercados em 39 países.

As exportações brasileiras do agronegócio também bateram recorde, atingindo com mais de 166 bilhões de dólares, cifra 4,8% superior em comparação a 2022.

Dessa forma, o agro foi responsável por 49% da pauta exportadora total brasileira em 2023.