| 06 Brasil é o segundo país do mundo em número de jovens chamados nem-nem.mp3 |
Foto da manchete:
Por: Jurandir Antônio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
O Brasil é o segundo país, de um total de 37 analisados, com maior proporção de jovens, com idade entre 18 e 24 anos, que não estudam e não trabalham.
O país fica atrás apenas da África do Sul.
Na faixa etária considerada no relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, 36% dos jovens brasileiros não estudam e estão sem trabalho.
Os motivos e a quantidade de jovens que estavam sem estudar e sem trabalhar variam conforme a renda familiar, mas se encontram nessa condição principalmente os mais pobres.
Segundo a técnica do Dieese, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, a socióloga Camila Ikuta, a situação dos jovens que não estudam, não trabalham e nem procuram trabalho tem relação com a origem socioeconômica. Ela explica que é comum entre os jovens de famílias mais pobres.
A técnica do Dieese destacou ainda que a maioria são jovens mulheres, que tiveram que deixar de estudar e não trabalhavam para poder exercer tarefas domésticas, criar filhos ou cuidar de idosos ou outros familiares.
Camila disse ainda que nas famílias mais ricas, nessa condição estão jovens de faixa etária mais baixa, geralmente no momento em que estão se preparando para a faculdade.
Aqueles que nem trabalham nem estudam, os chamados nem-nem, somam mais de sete milhões de brasileiros, sendo que 60% são mulheres, a maioria com filhos pequenos, e 68% são pretos e pardos.