| Bandeira tarifaria da conta de luz em novembro será vermelha, patamar um.mp3 |
Vinícius Antônio
A conta de luz deve ficar mais cara neste mês de novembro, segundo a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica. A bandeira tarifaria do décimo primeiro mês do ano vai estar na cor vermelha, patamar um. O custo, nesse caso, é de quatro reais para cada 100 quilowatts-hora consumidos e o Procon Mato Grosso alerta para o consumo consciente de energia.
Conforme anúncio da Aneel, a previsão de chuvas para o mês aponta reservatórios abaixo da média, o que repercute diretamente na capacidade de produção das hidrelétricas.
O sistema de bandeiras tarifárias implementado pela Aneel sinaliza o custo da energia gerada. O objetivo é informar quando esse custo sobe para que o consumidor reduza o uso de energia e não pague uma conta mais cara que o normal.
As cores verde, amarela ou vermelha, nos patamares 1 e 2, indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.
Com a bandeira vermelha patamar 1 vigorando em novembro é necessário reforçar o uso consciente e o combate ao desperdício de energia.
No chuveiro elétrico, por exemplo, é indicado tomar banhos mais curtos, e utilizar a temperatura morna ou fria.
Para utilizar o ar condicionado, as dicas são: não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar condicionado, manter os filtros limpos, diminuir ao máximo o tempo de utilização do aparelho e colocar cortinas nas janelas que recebem sol direto
Ao usar a geladeira, o consumidor deve evitar deixar a porta aberta por muito tempo, regular a temperatura interna de acordo com o manual de instruções, não colocar alimentos quentes, deixar espaço para ventilação na parte de trás da geladeira e não a utilizar para secar roupas e não desligar a geladeira para depois religá-la, pois esse processo consome mais energia.
Para as lâmpadas a dica é apagar sempre as luzes dos cômodos que não estão sendo utilizados e priorizar iluminação com lâmpadas de LED.
Ao passar as roupas, a dica é passar todas de uma só vez. Separar as roupas por tipo e começar por aquelas que exigem menor temperatura e nunca deixar o ferro ligado enquanto faz outra atividade
E sempre que possível, retirar da tomada os aparelhos que não estão em uso