Aumenta 91% o número de mato-grossenses que legalizam documentos para morar no exterior

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Agência Brasil

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

Mais mato-grossenses estão buscando uma vida no exterior.

Dados do sistema e-Apostil, plataforma administrada pelo Colégio Notarial do Brasil, entidade que reúne os Cartórios de Notas de todo o país, mostram nos primeiros cinco meses de 2022 o número de documentos certificados para uso no exterior.

Foram três mil 495 validações em Mato Grosso, superando em mais de mil e 600 o número verificado em 2021, um aumento de cerca de 91%. 

Desde a última sexta-feira, quem desejar obter validação de documentos para viver e estudar no exterior ou então obter dupla cidadania, terá mais uma facilidade.

Os cartórios brasileiros acabam de lançar o novo serviço de Apostilamento Eletrônico, que vai permitir que as pessoas recebam de forma online certidões, diplomas escolares e documentos públicos nacionais validados para uso em qualquer um dos 120 países signatários da Convenção da Apostila da Haia.

Com o lançamento do Apostilamento Eletrônico, o cidadão que enviar um documento para ser certificado em qualquer Cartório do Brasil poderá solicitar seu recebimento também de forma online, por e-mail ou pelo celular, no qual constará um QR Code para que seja feita a verificação de autenticidade pela autoridade estrangeira.

O Apostilamento, realizado em Cartórios de todo o país, é utilizado para autenticar e permitir o reconhecimento mútuo de documentos brasileiros em outros 120 países.

Entre os documentos mais comuns de serem apostilados estão as certidões de nascimento, casamento e óbito, as escrituras de divórcio, inventário, compra e venda e união estável, procurações, testamentos, diplomas, históricos e certificados escolares. 

O Apostilamento visa dar agilidade e rapidez ao reconhecimento e autenticidade internacional de diferentes documentos nos países signatários da Convenção de Haia, firmado em 1965, na Holanda.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.