Audiência discute a concessão de ferrovias que vão melhorar logística em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: ASSESSORIA DE IMPRENSA FACMAT

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

A ANTT, Agência Nacional de Transportes Terrestres, realizou, na última sexta-feira, em Cuiabá, uma audiência pública para tratar do corredor ferroviário Leste-Oeste, um trecho de dois mil e 700 quilômetros que vai do município mato-grossense de Lucas do Rio Verde até Ilhéus, na Bahia. 

O presidente da Facmat, Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso, Jonas Alves, participou do evento que discutiu a concessão das ferrovias, a FICO, Ferrovia de Integração Centro-Oeste, e a FIOL, Ferrovia de Integração Oeste-Leste.

Na oportunidade, os representantes da ANTT defenderam o desmembramento da concessão da FIOL para reduzir os custos com frete e estimular o desenvolvimento econômico regional.

Eles destacaram também a importância da ferrovia para a competitividade do setor produtivo de Mato Grosso. 

Já o presidente da Facmat, Jonas Alves, afirmou que é preciso reduzir o custo do frete para fortalecer nossa economia. Segundo ele, a ferrovia é essencial para baratear o transporte de mercadorias e evitar que os produtores arquem com prejuízos.

De acordo com a ANTT, o projeto prevê a criação de um corredor logístico entre Bahia, Goiás e Mato Grosso, com investimentos estimados de mais de 28 bilhões de reais e um prazo de concessão de 35 anos. 

O objetivo da ferrovia é otimizar o escoamento da produção agrícola dessas regiões até o Porto Sul, na Bahia, reduzindo custos logísticos e gerando empregos. 

A FICO, financiada pela Vale, também vai integrar esse sistema. 

Estudos técnicos indicam que a ferrovia poderá transportar grãos, fertilizantes e combustíveis, com capacidade de até 19 milhões de toneladas de soja e 12 milhões de toneladas de milho em 25 anos. 

O investimento total previsto é de 29 bilhões de reais, abrangendo infraestrutura, manutenção e aquisição de equipamentos modernos.

O superintendente de Projetos Ferroviários da ANTT, Diógenes Álvares, que a FICO é um dos maiores projetos de transporte do país, com mil 700 quilômetros de extensão. 

De acordo com ele, os cronogramas seguem dentro do esperado, e a previsão é que o trecho de Mara Rosa, em Goiás, esteja operando plenamente em 2028, após a conclusão das etapas de testes e licenciamento.

Representando Mato Grosso, participaram da audiência os deputados estaduais Wilson Santos e Eugênio de Paiva, o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Lucas, Wellington Nogueira Souto.